domingo, 12 de outubro de 2008

Densidade

O experimento que descreverei agora, diz respeito a densidade. Para isso você vai precisar de uma fatia de limão de três milímetros, um copo com água e sal.
Procedimentos: coloque a fatia de limão dentro do recipiente com água, você pode ver que o limão afunda, ao colocarmos sal dentro do copo com água, podemos verificar que a fatia começa a flutuar, a explicação para isso se deve ao fato que a densidade da água aumenta ao colocarmos sal no copo com água.

Resistência do ar

O experimento de resistência do ar pode ser feito com materiais bem simples, você só precisa de quatro caixas de fósforo, um elástico e duas folhas de papel.
Procedimentos: amarre três caixas com um elástico e segure em uma das mãos, na outra mão segure a outra caixa de fósforo, para comprovarmos a força de resistência solte as quatro caixas simultaneamente da mesma altura. o que acontecerá é que as caixas que estão juntas cairão mais rapidamente devido a força de resistência do ar ser menor sobre elas. Podemos também comprovar a força de resistência do ar amassando uma folha de papel, e soltando essa folha amassada e uma folha plana da mesma altura, verificamos, assim, a força de resistência do ar.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pressão Manométrica

apesar de demasiadamente simples esse experimento demonstra de uma maneira muito simples a pressão manométrica. Para isso você precisará de uma garrafa PET de 2 litros. Devemos fazer três furos na garrafa a alturas diferentes vedamos os três furos momentaneamente com uma fita adesiva e enchemos a garrafa com água, depois é só retirar a fita adesiva e vermos os diferentes alcançes da água que jorra da garrafa. Tudo isso devido as diferentes pressões manométricas.

dilatação térmica-2

para fazermos este experimento, vamos precisar de papel alumínio, papel ofício e uma vela. o procedimento consiste em fazermos dois retângulo de 6 cm por 4 cm, colamos esses dois retângulos em faces opostas. feito isto aquecemos o nosso retângulo, com uma vela, do lado do papel alumínio. podemos verificar que nosso retângulo se encurvará para o lado do papel ofício pois ele se dilata menos.